
"Entre 1999 e 2000, Portugal foi o 3º país da UE que mais aumentou a sua pegada ecológica, o que demonstra a forma insustentável do nosso estilo de vida!
O Homem não está sozinho no planeta. Partilhamos a Terra com pelo menos 10 milhões de outras espécies de seres vivos. Algumas delas, como os ratos, beneficiam por viverem lado a lado com a espécie humana. Outras são criadas pelo Homem, mas há muitas outras como o lince e o lobo ibérico que correm o risco de extinção devido às actividades humanas que não preservam os seus habitats.
Para fazer uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que se consome e absorver os resíduos que gera, foi criado nos anos 90 um indicador denominado, Pegada Ecológica, cujo objectivo é ajudar a tomarmos consciência do impacte ambiental que provocamos no Planeta e a encorajar-nos a tentar reduzir esse impacte negativo. Contudo, este cálculo não considera todos os impactos, como por exemplo a extinção de espécies. Pode ser calculada para a totalidade da humanidade, para os países, regiões, cidades e ainda para cada pessoa.
Cerca de 12% da Biosfera (parte da Terra onde os seres vivos realizam as suas funções vitais) deveria ser reservada para as outras espécies existentes no Planeta, o que significa que, tendo em conta o actual n.º de habitantes, a capacidade do nosso planeta é de 1.8 hectares por pessoa.
A Pegada Ecológica da Humanidade tem aumentado, tendo ultrapassado a capacidade de regeneração da Natureza a partir de meados dos anos 70, para isso contribuiu o aumento da população mundial, o consumo de recursos naturais, a crescente ocupação do espaço natural pela actividade humana (agricultura, floresta, estradas, urbanizações, etc.), mas devido ao aumento da eficiência em muitas áreas de produção a Pegada Ecológica per capita diminui entre 1980 e 2000, passando de cerca de 2,7 para 2,18 hectares. Ou seja, mantendo a população humana, a viver com o seu estilo de vida, seria necessário 1,3 planetas Terra!
Há um grande desequilíbrio entre regiões e países, assim no ano 2000, os EUA foi o país com a maior Pegada Ecológica do Planeta, 9.57, enquanto que muitos países de África e Ásia este indicador foi inferior a 1.25. Portugal apresentou uma pegada ecológica de 5,34 hectares/per capita, é o 6º país europeu e o 13º a nível mundial com maior Pegada Ecológica; Entre 1999 e 2000, Portugal foi o 3º país da UE que mais aumentou a sua pegada ecológica, o que demonstra a forma insustentável do nosso estilo de vida!
Perante este cenário e se ainda não pôs em prática muitos dos conselhos que tenho indicado nestes artigos, espero que desta vez tenha um estímulo extra para começar hoje mesmo a mudar os seus comportamentos e hábitos!
Se tiver curiosidade e possibilidade calcule a sua pegada ecológica em http://myfootprint.org, respondendo a um questionário, sobre a sua alimentação (regime alimentar, tipo de alimentos), a quantidade de lixo produzida, a sua habitação (área, n.º de habitantes, tipo de construção) e a sua mobilidade e uso de transportes (km feitos em diversos meios de transporte, combustível consumido, etc.).
Junte-se ao esforço global para uma vida na Terra sustentável envolvendo também os seus familiares e amigos, e influenciando os poderes políticos!"
http://www.jornalalenquer.com/noticia.asp?idEdicao=51&id=3407&idSeccao=423&Action=noticia
Sem comentários:
Enviar um comentário